A primeira coisa a se fazer, é entender por que os bebês sentem tanta cólica... o que acontece dentro daqueles corpinhos tão pequeninos.
Os bebês acabaram de ser formados e estão inaugurando todos os órgãos agora. Então, como tudo é muito novo, vários órgãos do corpo ainda estão em fase de amadurecimento e aprendendo a funcionar corretamente e isso pode gerar inúmeros desconfortos no bebê.
No caso das cólicas, o que influencia é a formação da flora intestinal e o funcionamento do aparelho digestório.
Num organismo amadurecido, o intestino faz movimentos chamados peristálticos, que empurram o bolo fecal e gases em direção ao reto para a eliminação das fezes.
Esses movimentos são sincronizados e contínuos para que sejam imperceptíveis, porém, no bebê recém-nascido, esses movimentos estão começando a acontecer e ainda não estão em pleno ritmo e funcionamento. Quando os movimentos saem do compasso gera a dor 0que chamamos de cólica.
Outro fator que também gera cólica, são os gases que são produzidos pelas bactérias presentes no intestino que auxiliam na digestão e absorção dos nutrientes, porém como essa flora bacteriana também está se formando corretamente, junto com os movimentos peristálticos descompassados, também podem provocar dor.
Mas mantenham a calma e fiquem tranquilos, as cólicas costumam desaparecer a partir do 3º mês de vida.
Agora que você compreendeu o que acontece dentro da barriguinha de seu bebê, vou te dar 5 dicas valiosas que irão ajudar o aparelho digestório imaturo a entrar no ritmo correto de novo.
Dica 1 – Massagem Manual
Primeira coisa a se fazer é friccionar uma mão na outra até que elas esquentem, e em sentindo HORÁRIO (esquerda para a direita), pressionar em movimentos circulares nos 4 cantos da barriguinha e abaixo do umbigo. Você pode alternar dando leves empurradinhas nas laterais da barriguinha para relaxar o músculo tenso.
Dica 2 – Movimento de bicicletinha
Durante o momento da massagem, com o bebê ainda de barriguinha para cima, você pode dobrar as perninhas e pressioná-las contra a barriguinha levantando o bumbum, isso vai auxiliar muito a expelir as fezes e gases. Pode ser que nesse momento seu bebê faça bastante cocô e alivie muito a dorzinha. Não pressione as perninhas por mais de 3-5 segundos seguidos para que você possa deixá-lo(a) respirar livremente. Você também pode alternar a pressão para uma perninha de cada vez, como uma bicicletinha e relaxar a musculatura.
Dica 3 – Temperatura
Compressas mornas, ajudam muito a relaxar a musculatura e afrouxar os movimentos descompassados do intestino, então aqui vale utilizar as mãos quentes (após friccionar bastante), fraldinhas de pano amornadas com ferro de passar (cuidado para não esquentar muito, o ideal é a temperatura de banho morno), deitar o bebê de bruços em cima de você barriga com barriga encostando pele com pele, banho relaxante de ofurô morno, e etc...
Dica 4 – Arroto
Como vimos anteriormente, os gases também contribuem para gerar cólicas, por isso, quanto menos ar entrar no aparelho digestivo, menos gases irão se formar. Certificar-se de que seu bebê arrotou ou não engoliu ar, ajuda a diminuir essa quantidade de gases. Sempre após as mamadas, mantenha seu bebê vertical para que os possíveis gases engolidos possam sair com mais facilidade, se após 10 a 15 minutos nessa posição nada sair, é porque seu bebê teve uma boa vedação na mamada e não engoliu nenhum ar, está tudo bem!
Dica 5 – Medicamento
Existem bebês que sofrem pouco ou nada com cólicas, mas existem outros bebês que sofrem bastante com elas, isso acontece porque cada bebê é único! E para cada bebê, os pediatras decidem quais medicamentos prescrever. Caso seu bebê já tenha uma prescrição médica de algum medicamento para alívio das cólicas, esse remedinho pode auxiliar demais nos momentos mais difíceis. Estejam atentos para as orientações e doses dos medicamentos para utilizar conforme receitado.
Muitas vezes a combinação de 2 ou várias dessas dicas ajudem o bebê a conseguir eliminar os gases e fezes que estão presos e gerando as cólicas. Após isso, o relaxamento do bebê é quase sempre instantâneo.
Espero que as dicas tenham ajudado!
Estamos esperando por vocês!!
Venham fazer parte da nossa família Vila!!